Qual o melhor horário e como tomar whey protein?

Fonte: FiveStars Suplementos

Todo frequentador de academia já ouviu falar de whey protein, suplemento à base de proteína de soro do leite, considerada de rápida absorção e alto valor biológico.

Por causa dessa característica, é ideal para quem quer ganhar massa muscular e recuperar as lesões musculares tradicionais do treino.

Esse concentrado de proteína é um dos suplementos favoritos de qualquer rato de academia, já que é uma ótima alternativa para aumentar a ingestão proteica de maneira rápida, prática e eficiente.

Apesar disso, não adianta só comprar o seu pote de whey na loja de suplementos para poder ter o resultado que deseja na massa corporal.

É preciso saber consumir esse concentrado da maneira correta.

Então, não venha com esse papo de que é um frequentador de academia experiente e não precisa aprender mais nada sobre suplementação.

Aqui você vai saber como tomar whey protein e qual o melhor horário para isso! Confira agora e pare imediatamente de fazer besteira na sua dieta:

NÃO TOME EM QUALQUER HORÁRIO

Está muito enganado aquele que acha que pode tomar o seu whey protein a qualquer hora do dia e de qualquer jeito.

Tomar whey de qualquer maneira e em qualquer horário é querer fazer xixi caro.

Esse termo incomum é muito utilizado por especialistas da área da saúde para exemplificar o que é óbvio: já que toda proteína que você come e não é utilizada pelo organismo não vira estoque no corpo, ela é naturalmente eliminada na urina quando ingerida em excesso.

Por isso, se você não quer gastar dinheiro à toa, é importante entender que o whey protein é usado em momentos estratégicos da sua rotina de academia.

O horário e a porção de whey que você vai tomar por dia variarão de acordo com a sua rotina de exercícios, o seu objetivo final, a sua dieta e, é claro, o seu perfil físico.

Por isso, não caia no papinho de profissionais que só querem te passar para trás e que afirmam que o whey pode ser consumido em qualquer horário e em uma quantidade padrão.

Isso não existe e esse enganador só está pensando em te vender um volume de suplemento que provavelmente você não precisa.

WHEY PROTEIN PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

Se você comprou seu pote de whey protein no primeiro dia que começou a frequentar a academia, é bastante provável que você esteja querendo aumentar a musculatura do seu corpo, não é mesmo?

Pois para usar o whey protein para ganhar massa muscular é preciso entender melhor como funciona a absorção desse suplemento no organismo, pra evitar aquela história do xixi caro que contamos no tópico acima.

O organismo humano utiliza qualquer fonte de proteína da nossa dieta para várias funções metabólicas, sendo uma delas a recuperação de fibras musculares que são perdidas ao longo do dia, especialmente depois da prática de atividade física.

Por isso, mesmo que você seja um pouco preguiçoso e faça treinos sempre leves, é provável que você tenha alguma perda muscular que precise ser recuperada com a ajuda da alimentação.

Quando a sua dieta padrão lhe fornece uma porção elevada de proteína, sem que você precise usar nenhum tipo de suplemento, é provável que as perdas musculares que você tem em um treino leve — e até em alguns treinos moderados — sejam recuperadas somente com a ajuda da alimentação.

 

whey protein é um suplemento certeiro para treinos de alta intensidade, onde você malha tanto que não consegue nem pensar em fazer a próxima sessão do seu aparelho.

Sabe aquela dorzinha que você sente no dia seguinte a um treino feito da maneira certa e na intensidade certa? É sinal de que seu organismo está recuperando as lesões musculares que seu esforço causou nas suas células. E sabe quem atua nessa recuperação? Exatamente, o whey protein!

“Então, se eu não faço treino pesado eu não posso tomar whey?”, você pode perguntar. Mas é claro que não é isso que estamos dizendo.

O whey protein não é um suplemento só para quem faz treino bruto, mas sim para ajudar a repor a massa muscular adequando sua ingestão proteica.

Se você tem uma dieta que não lhe oferece o tanto de proteína que precisa, o whey é um grande aliado, mesmo que seu treino seja leve.

Para poder fazer o seu whey protein virar massa muscular, é preciso que você tenha uma ingestão baixa de proteína por dia (ou uma necessidade elevada de consumo proteico), o que prejudicaria a recuperação das fibras perdidas e, consequentemente, a hipertrofia das mesmas.

Por isso é importante o papel do nutricionista para lhe ajudar a tomar o volume de whey que precisa para ficar tão grande quanto você quiser. Não seja orgulhoso e conte com esse suporte!

NÃO EXISTE DOSE IDEAL DE WHEY PROTEIN

Já falamos sobre isso no início deste artigo, mas não custa reforçar para você entender direito.

A dose de whey protein que você vai tomar por dia depende do seu tipo físico, do seu treino e da sua dieta, por isso é possível afirmar que não existe dose ideal ou padrão de consumo desse suplemento.

Não podemos, portanto, generalizar um volume padrão de whey protein que qualquer marombeiro vai tomar para aumentar a massa muscular.

O essencial para ter a resposta para isso é consultar um nutricionista para que ele avalie a quantidade exata para você.

Suplementos que são comercializados oferecendo respostas milagrosas e rápidas logo após o consumo são enganações e pegam aquelas pessoas que malham e acreditam saber mais do que os próprios nutricionistas. Não caia nesse papinho!

WHEY PROTEIN PÓS-TREINO

Se você comprou o seu pote de whey protein e quer fazer o uso certo desse suplemento tão importante para conquistar aquele corpo musculoso que tanto batalha, é preciso saber o momento certo de consumi-lo.

Tradicionalmente é recomendado o consumo do whey protein no período pós treino. Mas será que você sabe por que isso é priorizado?

O whey protein é a maneira mais rápida e barata para recuperar as perdas proteicas que você naturalmente tem quando faz um treino caprichado na academia.

O consumo desse concentrado de soro do leite, ao contrário do que os marombas pensam, ajuda a repor essa perda proteica, para que essas novas fibras sejam exercitadas no treino seguinte, fazendo com que suas células aumentem de tamanho e, consequentemente, resultem no visual musculoso que os marombas tanto desejam.

Por isso os nutricionistas calculam uma estimativa da demanda proteica que você, no dia da musculação, vai ter, para estabelecer o volume de whey protein que vai tomar.

Esse suplemento pode ser tomado imediatamente após o treino — como todo rato de academia gosta de fazer — ou quando você chegar em casa, porém deve ser evitado durante o treino.

Como a proteína é um substrato energético de absorção mais lenta do que o carboidrato, consumir whey protein durante o treino (como muito marmanjo ai faz e acha bonito) pode resultar em desconfortos gastrointestinais e até uma produção exagerada de gases no momento do exercício.

Você não quer passar por essa situação, não é mesmo?

WHEY PROTEIN PRÉ-TREINO

Você que toma seu whey protein antes do treino deve estar preocupadinho com essa prática, certo? Mas pode ficar tranquilo.

Alguns nutricionistas afirmam que existem casos em que o consumo de proteína antes de ir para a academia pode ser uma boa ideia. Quando o maromba ingere o whey protein antes do treino, entretanto, o seu objetivo é outro.

Quando a proteína é consumida antes do treino ela é utilizada como fonte de energia para o organismo, assim como o carboidrato ou a gordura.

Ela pode até ajudar a repor uma possível perda proteica que seu corpo teve antes do exercício, porém é mais provável que ela vire mais uma maneira de deixar seu organismo abastecido para as rotinas puxadas de musculação.

O whey protein antes do treino, entretanto, deve ser consumido com cautela e, é claro, com orientação profissional.

Pelo menos uma hora de distância entre o consumo do suplemento e do treino deve existir, para que seu whey não vire uma bomba que vai detonar seu exercício, por não ter sido completamente digerida pelo organismo.

Esse cuidado, é claro, é supervisionado por seu maior parceiro em busca da hipertrofia — o nutricionista — e é também ele que vai definir a dosagem que pode ser ingerida nesse período.

DICAS PARA ADICIONAR O WHEY PROTEIN À DIETA

Agora que você entendeu tudo sobre o horário certo para tomar o seu whey protein e, é claro, a importância de ingerir o volume correto para conseguir os resultados planejados, que tal aprender de usar esse suplemento?

Tomar whey não é somente misturar aquele pó com água e colocar no shaker para mostrar pros coleguinhas que você também é maromba. É preciso saber casar esse suplemento com os alimentos certos para bombar ainda mais a sua absorção e efeitos no organismo.

A mistura tradicional é feita entre o whey protein e um copo de leite integral. Porém é importante relembrar que o leite, por conter gordura, pode retardar a absorção do suplemento. Neste caso, a melhor opção seria o leite desnatado ou a água.

Para quem pretende aumentar o consumo de proteína ao longo do dia, independentemente de o seu treino de ogro no início da manhã ou no final da noite, existem outras estratégias para tornar essa ingestão, digamos, mais saborosa.

Várias receitas têm sido desenvolvidas com o whey protein como ingrediente principal, tornando o café da manhã, o almoço e o jantar de muito maromba mais uma alternativa para fazer uma dieta de campeão.

Boas sugestões de receitas feitas com whey protein são: panqueca de whey, cupcake com whey, milkshake de whey e até mesmo alguns doces, como brigadeiro, pudim e sorvete — todos feitos com a proteína do soro do leite.

Mas não se esqueça: para adicionar essas receitas na sua rotina — e saber exatamente o quanto pode comer de cada uma delas — é preciso contar com o nutricionista.

Esse papo pode soar repetitivo, mas é importante que esses vários ogros prepotentes que frequentam a academia e enchem a barriga de suplemento entendam que não existe resultado de verdade sem o suporte desses profissionais.

O whey protein é um suplemento essencial para a sua dispensa de marombeiro e um ingrediente básico das suas receitas de monstro, porém se consumido da maneira errada, ele pode minar a sua estratégia de ganhar massa muscular e aumentar o rendimento nos seus exercícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *